Maurício Garcia é sociólogo, graduado pela FFLCH-USP e pós-graduado em marketing pela ECA-USP, além da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo, tendo também atuado em ambas como professor convidado em seus cursos de pós-graduação.
Além de sociólogo por formação acadêmica, Maurício Garcia é um dos pesquisadores mais respeitados do mercado, tendo trabalhado durante mais de 20 anos no IBOPE, onde coordenou centenas estudos quantitativos e qualitativos de pesquisa.
É associado à maior entidade mundial do setor de pesquisas, a Wapor (World Association for Public Opinion), tendo participado de diversos congressos da entidade pelo mundo.
Também como pesquisador, foi vencedor do Prêmio Alfredo Carmo, oferecido pela ABEP (Associação Brasileira das Empresas de Pesquisa), como melhor trabalho no 7º congresso da entidade, em 2016, com o estudo “A eleição para deputados em 2014 – Uma nova Câmara, um novo país”.
Atualmente é responsável pelo Conectar Pesquisa e Inteligência que faz pesquisas de opinião pública, mídia, mercado e política em todo o país, mas com um foco especial no Nordeste, onde atua mais frequentemente há cerca de 20 anos.